Deseja receber nossa newsletter?

Minicursos Espaço up grade

quinta-feira, 23 de março de 2017 - 08h30 às 10h

Hugo Nary Filho



Hugo Nary Filho

Mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Responsável pela área de Cirurgia no P-I Brånemark Institute, Bauru; Coordenador da área de concentração de Implantodontia do Programa de mestrado e doutorado em Biologia oral, USC Bauru; Coordenador da especialização em Implantodontia P-I Brånemark Institute, Bauru.

Tema:Verdades e mentiras sobre a tecnologia CAD/CAM


Abordagem: nos dias de hoje, quando a tecnologia CAD/CAM vem sendo colocada como uma evolução natural dentro da Odontologia, cabe ainda entender sua natureza, indicações e principalmente limitações; estabelecer fluxos que simplifiquem o trabalho do cirurgião dentista; e direcionar as pesquisas e os entendimentos para que o recurso seja amplamente disponível. O objetivo desta apresentação é parametrizar o uso da tecnologia CAD/CAM em diferentes especialidades odontológicas, analisando criticamente suas indicações e fluxos.


quinta-feira, 23 de março de 2017 - 16h30 às 18h

Elcio Marcantonio Jr.



Elcio Marcantonio Jr.

Professor titular das disciplinas de Periodontia e Implantodontia, e coordenador do curso de Especialização em Implantodontia da Faculdade de Odontologia de Araraquara, Unesp.

Tema:Reconstrução de tecidos moles e duros em Implantodontia. Estágio atual


Abordagem: a reabilitação de pacientes que apresentam perda tecidual (óssea e gengival) representa um grande desafio na clínica diária, principalmente em relação a estética. Cirurgias reconstrutivas gengivais e ósseas, com tecido autógeno, e/ou seus substitutos é cada vez mais comum na prática clínica. Nosso objetivo será discutir as indicações e limitações dos procedimentos e de vários materiais empregados nas diversas situações clínicas, apresentar as principais técnicas utilizadas e fazer uma discussão dos resultados comprovados clinica e cientificamente.


sexta-feira, 24 de março de 2017 - 08h30 às 10h

Leonardo Buso



Leonardo Buso

Mestre e doutor em Prótese Dentária pela FOSJC, Unesp; Professor do Curso de Excelência em Reabilitação Oral em São Paulo; Professor do Curso de Excelência em Resinas e Cerâmicas em Belo Horizonte.

Tema:Protocolo clínico em reabilitações orais - princípios funcionais e estéticos


Abordagem: o sucesso na resolução de casos clínicos complexos está diretamente ligado ao diagnóstico e planejamento, restabelecendo parâmetros fundamentais para manter saúde e função ao sistema estomatognático. Nesta aula mostraremos uma técnica de planejamento e execução de casos complexos por meio de vídeos de todos os passos. Materiais cerâmicos restauradores e cimentos para fixação final será abordado para realizar a melhor opção.


sexta-feira, 24 de março de 2017 - 14h00 às 16h

Sérgio J. Jayme



Sérgio J. Jayme

Doutor em Reabilitação Oral pela USP; Mestre e especialista em Implantodontia Oral; Especialista em Prótese Dentária; Pós-graduado em Periodontia; Vice-presidente da Academia Brasileira de Osseointegração; Coordenador do curso de especialização em Implantodontia da APCD Vila Mariana.

Tema:Soluções em casos complexos visando função e estética


Abordagem: a importância de um bom planejamento protético-cirúrgico é fundamental para obter reabilitações funcionais e estéticas. Desde um implante unitário até casos totais mais complexos, é importante o bom senso do profissional na escolha dos materiais restauradores, número de implantes, até a elaboração total do planejamento de cada caso.


sexta-feira, 24 de março de 2017 - 16h30 às 18h

Nelson Silva



Nelson Silva

Professor do Departamento de Odontologia Restauradora da UFMG; Especialista em Prótese pelo CEO IPSEMG; Mestre em Reabilitação Oral pela FOB-USP; Doutor em Reabilitação Oral pela FOB-USP e New York University, EUA; Pós-doutor em Biomateriais pela New York University, EUA; Atuou como professor assistente e associado na New York University, EUA (2002-2012); KOL Internacional da 3Shape, Dinamarca.

Tema:Quase 100% digital!


Abordagem: esta apresentação focará na apresentação de trabalhos clínicos nas áreas de dentística operatória, estética, prótese fixa e removível, e Implantodontia balizado em informações cientificas sobre a performance dos materiais e discussão dos pontos positivos e das dificuldades nos dias de hoje de executar um fluxo de trabalho 100% digital.


sábado, 25 de março de 2017 - 08h30 às 10h

Márcio Z. Casati



Márcio Z. Casati

Professor titular da disciplina de Periodontia da Unip; Professor associado da área de Periodontia na Unicamp.

Tema:Abordagens minimamente invasivas e estética em Implantodontia


Abordagem: serão abordados os procedimentos minimamente invasivos visando resultados previsíveis e com pouca morbidade, no momento da colocação de implantes osseointegráveis em região anterior de maxila, na busca da estabilidade dos tecidos moles peri-implantares.